domingo, 17 de maio de 2009

Mais dicas: BACKUPs

Novamente me pediram para escrever algumas dicas sobre segurança dos dados.

Hoje em dia o computador é o "eletrodoméstico" mais importante na vida da maioria das pessoas, porque tudo está nele. Desde o trabalho escolar do seu filho, passando por todas as fotos e vídeos da família, documentos importantes do trabalho, teses, etc. Ou seja, hoje em dia a própria vida da pessoa está no computador.

Mas onde fica armazenado tudo isso? Numa peça chamada HD (Hard Disk). Essa peça é um componente eletrônico e mecânico e como tal, pode falhar e parar de funcionar. O que acontece quando isso ocorre? Você perde tudo. Simples assim.

Então, como se proteger dessas possíveis falhas? Fazendo backups. Mas o que diábos é isso? São cópias de segurança daquilo que você julga importante e que não é possível de recuperar simplesmente instalando novamente.

Não é necessário fazer backup da instalação do Word ou OpenOffice, mas é imprescindível fazer backup dos arquivos criados neles.

E como faço esses backups? Onde posso gravar essas informações para que eu possa recuperá-las se for necessário?

Bem, essa é a questão e não é tão difícil assim. Existem várias formas de se fazer isso e inclusive existem alguns programas especializados que facilitam a vida do usuário menos experiente. Aqui vão algumas sugestões:

- Grave CD/DVD/BlueRay. Praticamente todos os computadores do mundo possuem um gravador de mídia ótica, seja ela um CD, um DVD ou um BlueRay. Então por que não utilizá-lo para fazer cópias de segurança? Faça cópias de tempos em tempos usando mais de uma mídia, de boa qualidade, preferencialmente de marcas diferentes. Apesar de haver uma vida útil teórica de 30 anos para um CD, sabemos que várias coisas podem afetar esse tempo, inclusive a qualidade da mídia. Por isso fica a sugestão de sempre gravar mais de uma cópia, em mídias diferentes;

- Use mais de um HD no desktop. Em notebooks isso é difícil pela limitação física, mas a maioria dos desktops tem espaço para pelo menos dois HDS. Então, tire cópias do que for importante nos dois HDs. Isso porque é muito difícil os dois queimarem ao mesmo tempo. Essa dica não deve seer seguida sem outra forma de backup;

- Se você possuir pelo menos dois equipamentos, faça cópias em ambos. Um pouco mais seguro que em HDs diferentes na mesma máquina, mas mesmo assim, não use essa dica de forma exclusiva;

- Use um drive virtual na internet. Essa aqui pra mim é a melhor das formas de backup atuais. Isso porque as grandes empresas possuem imensos mecanismos de segurança para evitar perda de dados. Então por que não se aproveitar disso? A Microsoft por exemplo possui um serviço gratuito de backups que pode armazenar (até o momento em que escrevo esse artigo) até 25 Gb de informação. É bastante coisa se considerarmos que estamos falando de documentos, planilhas e fotos, mas não é muito para vídeos e músicas. Trata-se do SkyDrive (http://skydrive.live.com). Para usá-lo você precisará de duas coisas: 1) criar uma conta (Passaporte) no serviço Live da Microsoft. É uma conta única para todos os serviços da empresa. Se você já usa o MSN, então você já tem acesso ao SkyDrive; 2) instalar um plugin no Internet Explorer para facilitar o envio de arquivos. O site é bastante intuitivo e não requer grandes explicações. Você poderá criar pastas, enviar arquivos, compartilhar arquivos com outros usuários, etc. Existem outros serviços gratuitos e pagos, mas eu gostei bastante desse da MS.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário