sexta-feira, 1 de maio de 2009

O assédio moral nas empresas de TI

Aproveitando o Dia do Trabalho, quero falar sobre Assédio Moral.

Isso é um assunto pra lá de sério e é consequencia de fatores que comentarei em outro momento. Meu ponto hoje é especificamente o assédio.

O assédio moral que é proibido por lei trabalhista, mas será que é eficiente? Será que a lei realmente coibe? Será que a lei engloba todas as situações que os profissionais de TI são submetidos?

O que é assédio moral para a justiça? Um excelente endereço eletrônico que reproduz o conceito jurídico pode ser lido neste site http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9021 escrito pelo Juiz Mauro Vasni Paroski do Paraná. Excelente trabalho. Outro site importante sobre o assunto é http://www.assediomoral.org/ escrito por trabalhadores e específico sobre o assunto.

Mas e aí? A lei é clara, mas não é fácil ser aplicada, porque depende de denúncia ou abertura de processo trabalhista. Não há fiscalização e a maioria dos sindicatos de processamento de dados estatuais não possuem força suficiente (assunto para outra ocasião) para dar "medo" nos empresários e chefes assediadores.

Outro dia ouvi de colegas de outras empresas que seus diretores listaram quais funcionários participaram de um concurso público. Até aí tudo bem. Muita coisa pode ser extraída de uma relação dessas. Será que nossa empresa está cuidando bem do lado pessoal dos funcionários? Será que o salário está adequado? Estamos errando em alguma coisa? Mas, claro, esses não foram o objetivo. Cada um dos funcionários foram chamados na direção para dar EXPLICAÇÕES sobre o POR QUE fizeram tal concurso! Será isso um assédio moral? A lei não é explícita, mas diz que "a exposição a situações humilhantes ou constrangedoras" é assédio moral, logo, no meu conceito, a referida diretoria feriu o direito dos seus profissionais. E sinceramente, pra que?

Comigo mesmo, há alguns anos, entrei em conflito de opiniões com um superior. Nada demais, mas o mesmo ficou com o orgulho ferido. No final do dia fui chamado até a gerência para receber a maior bronca da minha história profissional. Eu entre quatro gerentes sem a menor chance de explicar o que houve, pois tudo que falava se voltava contra mim. Dedos em riste diante da minha face e tudo mais..... Naquele momento o peso de esposa e filhos pesou mais que o orgulho, mas a ferida ficou aberta. E quem perdeu com isso? Eu ou a empresa que não conta mais com todo o legado de conhecimento de regras de negócio dos clientes que eu obtive durante anos?

Isso são apenas dois exemplos. Você que está lendo essas linhas deve refletir sobre o que acontece na sua empresa. Se você é chefe, reveja seus atos, se é funcionário, pense em como é tratado.

Mas então o que se pode fazer para amenizar essa situação a longo prazo? Penso que o sindicato seria a saída. Temos que fortalecer os sindicatos para que esses possam receber denúncias anônimas e ter o poder de intervir nas empresas fazendo investigações. Hoje, onde trabalho, o sindicato tem no máximo 5 minutos antes do horário do almoço para dar seu recado, que quase ninguém ouve, infelizmente.

Não sou sindicalista nem petista radical, mas faço parte do lado fraco da corda. Nós da área de TI não temos mais a mesma importância que antigamente quando se trata de recursos humanos. Nosso conhecimento e o resultado de nosso trabalho é vital para qualquer empresa nos dias atuais, mas somos tratados como operários (sem querer desmerecer ninguém!) de chão de fábrica do século XIX. Precisamos reverter essa situação e valorizar ao máximo o nosso conhecimento!

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