Eis uma questão que vem me atormentando há anos: como gerenciar prazos com precisão.
Existem milhares de literaturas especializadas, dissertações, teses e institutos nacionais e internacionais que tentam organizar essa atividade, mas não há como fazer um prazo ser bem calculado e bem cumprido, salvo raríssimas exceções.
Mas por que isso ocorre?
Nós, técnicos, estamos sempre nos atualizando. Atualmente a "moda" é CMM, CMMI, PMI, PMBOK... E do que isso adianta se a gerência/diretoria chegam empurrando goela abaixo atividades que não estão planejadas e não estão nem aí para os prazos atuais nem com a padronização/organização?
Novamente, minha conclusão é que as empresas com administrações sem esse nível de consciência possuem o problema no nível de gerência e não no nível técnico. Mas, obviamente, é muito mais cômodo culpar o "chão de fábrica".
Entramos no problema da falta de respeito com os profissionais da área de TI, mas deixarei isso para outro post.
De qualquer forma, na minha opinião, não adianta nada os analistas de sistemas e engenheiros de software se especializar ao máximo no assunto de gerência de projetos e qualidade de software, se a gerência pouco se importa para isso visando apenas o lucro imediato fechando negócios com prazos impossíveis.
Essas atitudes tornam todo o trabalho dos analistas e engenheiros inútil. Um enorme descaso e desvalorização da nossa categoria.
O resultado? Irremediavelmente o CAOS, estresse, esforços heróicos para tentar fazer o prazo ser cumprido, baixa qualidade do produto, insatisfação dos funcionários e dos usuários, retrabalho e (óbvio) maior custo para o projeto.
Deixo no ar: o que pode ser feito para mudar a mentalidade dos administradores de projeto de TI, para que se possa focar mais na qualidade do projeto?
É isso.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
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