terça-feira, 26 de maio de 2009

O pequeno poder.

É impressionante como um colega de trabalho, aparentemente gente boa, pode se transformar quando recebe algum "poder".

Outro dia um colega de trabalho novo na empresa precisou sair no horário de expediente para resolver um problema de transferência entre universidades.

O "chefe" (alçado para essa condição há pouco menos de um ano, com o apoio massivo de toda a equipe) não estava presente e como havia prazo para o novato resolver o problema, que ao meu ver é de grande prioridade, afinal trata-se de educação, eu o orientei a ir para a universidade buscar o documento porque a empresa possui abertura para isso, bastando apenas ficar um pouco depois do horário e cumprir as tarefas diárias.

Todos no setor quando se deparam com algum problema pessoal saem para resolvê-los e depois retornam. Nada demais. Jamais imaginaria que isso causaria problemas...

Pois bem. O "chefe'" quando chegou perguntou se o rapaz havia me falado algo sobre a saída e eu expliquei que eu o havia orientado a ir resolver o problema e disse o porque da decisão. Nada mais me foi dito, nada.

Mas, para minha surpresa, **dois dias** depois me deparo com o "chefe" conversando a sós com o rapaz que por sua vez estava com cara de coitado, mas não se defendeu.

Isso me irritou profundamente. Se alguém ali tinha que "receber bronca" era eu e não o novato! Mas eu me defenderia, o novato não. Como não era nada demais, ele usou o pequeno poder para bater no peio e arrotar alto para alguém mais fraco...

O "chefe" se esqueceu apenas que se ele tivesse chegado na hora, ele teria sido consultado sobre a saída e não eu, afinal o rapaz saiu haviam passado mais de uma hora do início do expediente e retornou hora e meia mais tarde. Mas deixemos isso pra lá...

Por que trago isso para esse blog? Para dar um alerta a possíveis chefes/gerentes que venham a ler o que escrevo, e dessa vez nada tem a ver com TI:

Se você não dá apoio aos seus comandados para se educar, volte a ser um técnico. Você não serve para gerenciar nada.

Aprenda a se controlar, pois se você mudar de comportamento após receber um cargo de gerência, certamente esse não é o local certo para você. Acabou a moda anos 60 de chefiar. Funcionários satisfeitos (em todos os sentidos) são muito mais produtivos e trazem mais lucros para as organizações.

Antes de aceitar um cargo de gerência, estude. Qualquer universidade hoje em dia possui uma pós que o auxiliará a gerenciar qualquer tipo de equipe, seja de TI, seja de chão de fábrica. Ou se preferir estude sozinho/em grupo. Procure uma boa bibliografia e aprenda. Mas jamais confunda conhecimento técnico com capacidade de gerir pessoas.

É isso.

2 comentários:

  1. Olá,
    somos da equipe do OI Futuro. Temos um assunto de muito interesse ao seu blog e a todos que o acessam.
    Pedimos, por favor, que a Ong entre em contato conosco por e-mail.

    projetonovosbrasis@oi.com.br

    Aguardamos o retorno.
    Att.,
    Equipe Novos Brasis

    ResponderExcluir