segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Inveja (no bom sentido)

Depois de algum tempo me empolgo a escrever, se é que alguém lê :)

Um amigo de profissão mudou de empresa e me contou maravilhado como é tranquilo trabalhar na nova firma... Ele se mudou para uma empresa gaúcha onde não há salas de reunião. As decisões são tomadas em mesas espalhadas pelos andares ao lado de lanchonetes GRATUITAS para os funcionários... Isso é só um exemplo entre as várias coisas boas que a empresa oferece. Coisa boa tem que ser dita. Se não me engano trata-se da SAP. Temos que parabenizar iniciativas como essa.

E será que ela está gastando atoa e demais? Penso que não! Seus administradores enxergaram o que algumas (pouquíssimas empresas) enxergaram: "paparicar" os profissionais de TI só traz retorno positivo: mais vontade de trabalhar, mais empenho, menos saídas médicas, etc. É tão óbvio que não consigo entender como a imensa maioria das empresas ainda se preocupa com horários fixos, uso "inadequado" dos equipamentos e da internet, etc...

A qualidade dos produtos e serviços chegam a ficar em segundo plano, desde que os funcionários cheguem e saiam no horário, não mandem e-mails pessoais, não bloguem, não acessem o facebook e, em casos mais extremos, não conversem com o colega da mesa ao lado...

Enquanto boas empresas fornecem ping-pong, fliperama, vídeo games e o diábo a quatro para que os funcionários se desestressem e consequentemente produzam mais, as empresas normais fazem os "colaboradores" ou "associados" apenas cumprir horário e se matar para tentar cumprir prazos impossíveis (na maioria das vezes culpa dos gerentes e diretores e da irritante falta de organização).

Penso que TI é estado de arte. Um analista para projetar um sistema qualquer precisa estar inspirado. Um programador para escrever um bom código com baixo índice de retrabalho também tem que estar inspirado. O mesmo para DBAs e tudo mais que envolve TI. Pensar que o simples fato de alguém estar sentado em frente a sua mesa 8 horas por dia o fará produzir 8 horas por dia é burrice. TI não é tecelagem e não entendo porque os gerentes de empresas de TI tratam os funcionários como os tecelões do século XIX.

Sem desmerecer ninguém, mas o cansaço braçal se resolve com um bom banho e uma boa noite te sono. Cansaço mental pode levar anos de terapia :) Os míseros 30 dias de férias anuais não são suficiente pra ninguém desestressar. E olha que tem MUITA, mas MUITA empresa por aí que ainda reluta em liberar o funcionário para as férias, fazendo o pobre coitado assinar a papelada que garante que tirou as férias em troca de dinheiro na conta. Quem aceita vai pagar com a saúde mais tarde.

Outro dia meu sogro, que já é aposentado mas ainda está na ativa me disse: quero trabalhar até o dia que eu morrer. Eu retruquei: se for para trabalhar para outra pessoa quero trabalhar o mínimo possível. Se fosse pra mim mesmo não teria problema algum. O discurso é antigo, mas trabalhar sem o devido respeito e reconhecimento não dá.

Lembro do caso de um colega que foi demitido porque foi pego blogando durante o expediente. Profissional há anos, pai de família, competente, detentor de inúmeras regras de negócio. Nada disso vale por míseros 10 minutos de descanso para enfrentar mais clientes. E os gerentes questionaram se não deveria ser justa causa, afinal, ele fez MAL USO dos recursos da empresa... Peço OBRIGADO todos os dias aqueles que aboliram a fogueira... E PARABÉNS aos amigos de profissão que estão empregados em empresas de verdade.

É isso.

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